Tabela de equivalência de componentes eletrônicos

junho 12, 2010 by
Filed under: Engenharias 
vrt-Tabela de Equivalência de Componentes Eletrônicos

vrt-Tabela de Equivalência de Componentes Eletrônicos

Muito se fala sobre o impacto da tecnologia na sociedade. De fato, vivemos um momento em que uma enormidade de equipamentos e dispositivos eletrônicos estão presentes no cotidiano das pessoas ao ponto em que, para alguns, são imprescindíveis para sobreviver.   

Exageros à parte, estes “gadgets”, como são conhecidos estes dispositivos eletrônicos estão presentes de forma intensa nos lares, nos ambientes de trabalho e até mesmo nas ruas, nas festas, etc e, isso nos mostra o quanto a eletrônica é uma área importante para o desenvolvimento tecnológico de um país. Apesar disso, não vejo mais tantos hobbistas em eletrônica quanto havia no passado, cerca de 10, 20 anos.   

Lembro que quando criança meu pai me presentou uma vez com um brinquedo que era um kit de eletrônica básica. Nele havia uma série de componentes como fontes de tensão, resistores, capacitores e indutores para montar alguns circuitos que acendiam pequenas lâmpadas. Eu ficava maravilhado com aquilo e o sonho de um dia me tornar um engenheiro surgia naquele brinquedo. Anos depois o sonho se tornava realidade. De Técnico em Eletrotécnica na antiga Escola Técnica Federal de São Paulo a Engenheiro Eletrotécnico na Escola de Engenharia de São Carlos-USP.  

Há muitos anos a rua Santa Efigênia em São Paulo era o paraíso dos hobbistas e profissionais de Eletrônica. Técnicos, engenheiros do país inteiro vinham a Santa Efigênia para procurar transistores, diodos e outros componentes eletrônicos para seus projetos. Com o tempo e com a popularização dos micro computadores, o perfil do público mudou e a Santa Efigênia acompanhou essa mudança.   

Era muito comum, as pessoas perguntarem aos atendentes das lojas de Eletrônica na Santa Efigênia por um determinado transistor e quando não encontravam, perguntavam se havia outro componente equivalente àquele procurado. Muitos dessas pessoas acabavam descobrindo novas opções para os seus projetos, tanto no sentido técnico quanto no financeiro, já que em muitos casos a opção por um equivalente era bem mais barato. Eram informações valiosas que só aqueles que viviam e respiravam eletrônica conheciam, pois a Internet ainda era um sonho. É evidente que a equivalência dos componentes deveria passar por uma análise mais detalhada das especificações de cada fabricante, mas na falta de informações técnicas, manuais, a troca de experiências entre os técnicos era uma garantia muito válida.   

Mesmo com a diminuição dos projetos de circuitos eletrônicos tenham diminuído, a pesquisa por componentes equivalentes ainda é muito importante devido a possibilidade de otimização de custos e alternativas de fornecedores.   

É nesse contexto que as tabelas de equivalência de componentes eletrônicos como o vulgarmente conhecido “Corujinha” tornam-se fontes importantes de informação. A “Corujunha” ou “vrt-Tabela de Equivalência de Componentes Eletrônicos”, é um manual editado pela ECA na Alemanha (www.eca.de), desde os anos 70, líder mundial na produção de dados científicos sobre componentes eletrônicos. No Brasil é representado pela empresa Maxtronick (www.maxtronick.com.br).   

A edição mais recente refere-se ao biênio 2010/2011 com mais de 180.000 tipos de componentes eletrônicos (transistores, diodos e Circuitos Integrados – IC) e mais de 220.000 tipos equivalentes, dividido em dois volumes. No volume 1, encontramos os componentes eletrônicos cujo “part numbers” são do tipo alfanumérico (A .. Z), separados em dois livros: vrt 1a – de A a L (748 páginas) e vrt 1b – de M a Z (748 páginas).   

No volume 2, encontramos os componentes eletrônicos de “part numbers” do tipo numérico (0 to μ) com 680 páginas.   

É uma edição multilingue (alemão, inglês, francês, italiano e espanhol), embora isso não seja um grande diferencial porque, essencialmente, os dados mais importantes referem-se a siglas e especificações técnicas. A ECA dispõe em seu site um arquivo PDF com algumas páginas do manual (http://www.eca.de/download/books/vrt1-example.pdf) . Na figura abaixo destacamos uma amostra de uma página do manual onde podemos observar que as informações de cada componente é dividido em 7 colunas. Descrevemos cada coluna abaixo utilizando a referência em inglês.   

Dados técnicos do componente BSS 295

Equivalência do componente BSS 295

  • Coluna 1 (“Type”) : é o tipo descrito pela documentação do fabricante. Exemplo: “BSS 295” em destaque na figura ;
  • Coluna 2 (“Device”) : é uma breve definição do componente. Exemplo: O componente BSS 295 é “MOS-FET-e”, ou seja, um transistor MOSFET canal N, tipo enriquecido.
  • Coluna 3 (“Short Description”): fornece alguns dados e uma breve descrição da função de cada tipo. Exemplo: No componente BSS 295 apresenta-se “V-MOS, LogL, 50V, 1,4A, 1W, <0,3Ω”, onde V-MOS refere-se a “Vertical Metal Oxide Semiconductor”, LogL a “Logic Level” e VDS = 50V, ID = 1,4A , Ptot = 1W e RDS < 0,3Ω.
  • Coluna 4 (“Fig”): fornece o número da figura que representa o componente e a associação de pinos. No final do livro encontra-se um anexo com as figuras e tabelas de associação. Exemplo: o componente BSS 295 tem o valor “7c” na coluna “Fig”, portanto, a representação do componente é a Figura 7 que está no final do livro (onde aparece 3 pinos denominados 1, 2 e 3) e associação de pinos de letra “c” referente ao transistor do tipo FET (associando pino 1 com “G”, pino 2 com “D” e pino 3 com “S”).
  • Coluna 5 (“Manufacturer”): O nome do fabricante abreviado. No livro tem-se a lista de abreviaturas. Exemplo: o componente BSS 295 é fabricado pela Siemens AG (“Sie”)
  • Coluna 6 (“Comparison Types”): Mostram os tipos alternativos mais próximos do componente consultado e são aqueles mais fáceis de serem encontrados. Podem existir outros componentes compatíveis e que não aparecem na tabela, nesse caso aparece o símbolo “++”. Exemplo: no componente BSS 295 a coluna “Comparison types” aparece “2SK1272, 2SK1274, 2SK1733, 2SK1736, ++”, ou seja os componentes equivalentes são: 2SK1272, 2SK1274, 2SK1733, 2SK1736 e outros que não estão listados.
  • Coluna 7 (“ECA Info”): Material adicional onde pode-se encontrar outras informações do compontente (data) ou manuais originais (pdf) ou relação de pinagem (pinout). Estes dados estão disponíveis na base de dados da ECA (http://ecadata.de). Estes dados adicionais não são abertos e nem gratuítos e são oferecidos mediante a inscrição no site.

Como se pode observar, esse é um material muito útil para projetistas da área eletrônica e empresas do setor. São informações que possibilitam uma flexibilidade na escolha dos componentes eletrônicos para manter o compromisso de atender as especificações técnicas e qualidade dos produtos dentro de patamares de custos mínimos e aceitáveis.   

Links interessantes: 

Comments

3 Comments on Tabela de equivalência de componentes eletrônicos

  1. hilton on qui, 16th dez 2010 10:00
  2. circuitos integrados pwm top2xx tny2xx : caracteristicas e equivalencias .

  3. JAIME JOSÉ DA SILVA on sex, 7th jan 2011 14:00
  4. Prezados Senhores.
    Recebí ontem em minha residencia, onde trabalho por conta propria, com Manutenção de Placa Mãe de Microcomputador, os três (3) livros que comprei junto à Livraria Ato de Ler, e que são designados por VRT – VERGLEICHSTABELLE ( Tabelas Comparativas ), e no Brasil esse conjunto é designado por CORUJINHA.
    De imediato procurei identificar , nessa obra, os seguintes Transistores Mosfett:
    60T03H // PHD78NQ // PHD108NQ // K3570 // JS4081.
    Para minha surpresa e frustração , não encontrei nenhum deles , nem tampouco os modelos que aparecem no artigo dos senhores, que divulga esse manual.
    Assim sendo, agradeço a gentileza dos senhores, para comentarem se: estou fazendo a consulta de forma adequada, se comprei o manual errado, ou se trata de alguma edição superada.
    Antecipadamente fico muito grato por vossos comentários.
    Atenciosamente.
    Jaime José da Silva
    Rio de Janeiro / CEP : 20270-320

  5. Oscar K. Uehara on dom, 9th jan 2011 11:42
  6. Sr. Jaime
    A Livraria Ato de Ler comercializa as Tabelas de Equivalência de componentes Eletrônicos (“Corujinha”) para a Maxtronick, que detém a distribuição no Brasil.
    Como a Maxtronick é uma empresa que desenvolve soluções na área eletrônica e tem experiência em projetos, vou encaminhar sua dúvida para um técnico da área e pedirei que responda à sua questão.
    Após essa consulta, voltamos a conversar. Entrarei em contato com o Sr. na próxima segunda (10/Janeiro).
    Abraços.
    Oscar K. Uehara

Tell me what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!