Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados

janeiro 8, 2010 by
Filed under: Algoritmos e Programação 

 

Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados

Livro: "Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados"

Título: Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados  

Autores: Forbellone, Andre L. V. e Eberspächer, H. F. 

Editora: Pearson Prentice-Hall 

ISBN: 9788576050247 

Altura/Largura/Profundidade (cm):
24/17/1.5 

Brochura 

Edição/Ano: 3/2005 

Pág: 218 

Preço: R$ 67,00 ( Comprar ) 

Sumário

 

Nro de
Páginas
 

Prefácio

Capítulo 1 – Introdução à Lógica de Programação

13 

Capítulo 2 – Tópicos Preliminares

16 

Capítulo 3 – Estrutura de Controle

38 

Capítulo 4 – Estruturas de Dados

30 

Capítulo 5 – Arquivos

29 

Capítulo 6 – Modularizando Algoritmos

28 

Capítulo 7 – Estrutura de Dados Avançados

25 

Anexo – Resolução dos Exercícios de Fixação

31 

Lista de Algoritmos

Bibliografia

Índice Remissivo

Total

218 

  • Material extra pode ser encontrado no site da Editora ( http://www.prenhall.com/forbellone.br). Neste site contém errata, mas o livro que analisei (4ª reimpressão – Agosto de 2005), os erros já foram corrigidos. Além disso, contém lista de exercícios extra e material de apoio ao professor, nesse caso, o professor deve-se se cadastrar e pedir uma senha de acesso.
  • Os autores utilizam como representação de algoritmos o Português Estruturado (PORTUGOL), mas introduz as descrições narrativas em linguagem natural, fluxograma e Diagrama Chapin. Não faz uso de outras linguagens de programação como C ou Pascal, de modo que torna “independente de máquina”.
  • Para a descriação dos elementos básicos da pseudolinguagem ou comandos de fluxo de controle são utilizados diagrama de sintaxe que tornam a descrição mais simples e gráfica.
  • Os exercícios são divididos em exercícios de fixação e os propostos. São exercícios de bom nível, mas exigem do aluno um bom conhecimento de matemática e geometria do ensino médio, caso contrário, criará uma dificuldade para o bom entendimento do problema. Todos os exercícios de fixação estão resolvidos e encontram-se no anexo, enquanto que os exercícios propostos não.

Análise:

É um bom livro para ser trabalhado numa primeira disciplina de Lógica de Programação em cursos desta área. Tem uma linguagem muito acessível e tem uma boa distribuição de assuntos. Os autores utilizam intensivamente uma pseudolinguagem (Português Estruturado ou PORTUGOL) para descrever algoritmos, logo as possíbilidades de execução numa máquina real são reduzidas, exigindo, portanto, do aluno um alto grau de
abstração. Dessa maneira, o professor ao adotar o livro deverá trabalhar muito a prática do Teste de Mesa, pois isso não é um recurso utilizado pelos autores. 

Muitos dos exercícios apresentados no livro exigem do aluno um bom conhecimento de Matemática e Geometria do Ensino Médio, caso contrário, o professor encontrará uma primeira e grande dificuldade com relação ao entendimento do problema por parte do
aluno. 

Acho que o assunto sobre Arquivos abordado no capítulo 5 poderia ser reduzido, afinal, já é exigido do aluno um o alto grau de abstração exigido do aluno para visualizar a solução de um problema pelo fato de trabalharem apenas com uma pseudolinguagem. Note que apenas esse assunto representa 13,3% do livro (tabela 2), ligeiramente maior do que é dedicado ao capítulo 6 – Modularizando Algoritmos (12,8%). Acredito que muitos professores que adotarem o livro vão priorizar tratar sobre funções e procedimentos em relação a arquivos no momento em que estiver elaborando o seu Plano de Ensino. Portanto, uma inversão dos capítulos 5 e 6, além de dedicar mais importância ao tópico Modularização de Algoritmos seria muito conveniente. 

No capítulo 7 – Estrutura de Dados Avançados, apesar de muito interessante, pois descreve estruturas importantes utilizadas na computação como Filas e Pilhas, não considero mais importante do que a Classificação e Pesquisa. Como o público alvo é o aluno ingressante num curso da área da Computação, apresentar os algoritmos de ordenação e busca é muito mais importante do que as Pilhas e Filas. Além disso, podemos introduzir a noção de Complexidade de Algoritmos. 

Apesar disso, considero o livro muito bom e recomendaria com uma referência básica para qualquer plano de ensino que trata dessa matéria. Para professores que preferem
trabalhar paralelamente com programas que compilam e executam PORTUGOL, também recomendaria como um livro de referência, pois a sintaxe utilizada pelos autores não difere muito dos tradicionais. 

O público alvo para este livros seriam, principalmente, alunos ingressantes dos cursos da Área de Computação e Informática (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação), além dos tecnológicos, em especial ao curso de Tecnologia em
Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Lógica de
Programação: a construção
de algoritmos e estruturas de dados – 3ª
Edição 

Comments

One Comment on Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados

  1. filme online on sáb, 18th set 2010 14:29
  2. I have been after the Internet for this info and i wanted to say thanks to u for the post. Also, just off topic, where can i find a copy of this theme? – 10x

Tell me what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!